Todo Reikiano passa por uma série de cursos teórico-práticos e por um processo de iniciação. Por se tratar de um aprendizado profundo, o curso é dividido em três níveis e sempre ministrado por um Mestre em Reiki.
Reiki Nível I
Neste nível, o aprendizado é mais focado para o próprio aluno. Ele aprende sobre as energias sutis presentes no corpo e no universo. Aprende também a como se tornar um canal de cura para recuperar seu próprio corpo e equilibrar seus chakras, e também o de familiares e bichinhos (sim, eles adoram!). Através desta iniciação, é aberto o caminho para o desenvolvimento do praticante, por meio da busca interior e do autoequilíbrio.
Reiki Nível II
Nesta etapa, o praticante recebe uma ligação energética maior com o Reiki. Aprende mais técnicas de cura, possibilitando aplicar no público em geral, desde que o Reikiano esteja energeticamente preparado para exercer uma atividade de tamanha responsabilidade.
Aprende os três símbolos do Reiki e seus respectivos nomes, além de diversas técnicas de defesa energética pessoal e com os pacientes. Este nível quebra as barreiras do tempo e espaço, pois a partir daqui pode ser trabalhado o passado, presente e futuro, tornando possível não só o tratamento presencial dos pacientes, mas também a distância. Muitos cursos, também incluem o aprendizado de Radiestesia, o uso do pêndulo para medir a saúde dos chakras.
Reiki Nível IIIA
O Reikiano recebe, no terceiro nível, uma sintonização ainda maior. Aprende mais um símbolo e outras técnicas de cura, possibilitando que ele atue como curador a serviço da humanidade e não apenas das pessoas. O aprendizado permite que ele se torne Mestre de si mesmo.
Reiki Nível IIIB
Neste nível, o praticante aprofunda-se ainda mais nas técnicas. É um nível ensinado apenas para quem adquiriu, ao longo do tempo, conhecimento, disciplina e um considerável aumento de energia. Permite que o Reikiano passe a formar outros praticantes, levando em frente os ensinamentos e as práticas, e torna evidente a busca pela evolução, com a intenção de se tornar um ser humano mais consciente e atuante.
Praticantes neste nível estão autorizados a dar cursos de Reiki, e formar novos inciados.